07/08/2018 às 08:19:00
Campanha de Vacinação da Raiva Animal

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A RAIVA ANIMAL

CÃES E GATOS

Embora a raiva esteja controlada nessas espécies, isso não nos isenta da vacinação anual que, além de obrigatória por lei, é o fator de maior relevância para garantir a manutenção de controle da raiva nas populações de cães e gatos e por consequência para a população humana.

O município de Lavínia oferece vacinação contra raiva para cães e gatos em Centro Permanente de Vigilância e Zoonoses.

O proprietário deve identificar, no comprovante de vacinação, o nome do animal e nº do Registro Geral Animal - RGA. Este comprovante é um documento, atestando a vacinação contra a raiva do seu animal, com validade de um ano e necessário para obtenção do RGA.

Informações úteis:

• A partir dos três (03) meses de idade, cães e gatos saudáveis devem ser vacinados contra raiva;
  • A vacinação é anual;
  • Cães e gatos devem estar saudáveis, animais com diarreias, em tratamento ou convalescendo de cirurgias devem aguardar a recuperação;
  • Ofereça água e alimentação, normalmente, após a vacinação;
  • Banho deve ser normal.

Outras informações:

• Cães devem ser conduzidos por pessoas com idade e porte adequados para o manejo do animal;
  • Cães bravios ou mordedores, de qualquer espécie, devem utilizar focinheira apropriada;
  • Os gatos devem ser transportados em caixas apropriadas e em segurança.

Em caso de acidentes por mordedura ou arranhadura de cães e gatos:

1. Lavar o ferimento com água e sabão e procure orientação médica;
  2. Identifique o animal agressor e seu proprietário;
  3. Caso o cão ou gato for conhecido, observar o animal por 10 dias;
  4. Caso o animal não tenha dono, desapareça, adoeça ou morra, procure imediatamente orientação com o Centro de Controle de Zoonoses, fone (18) 9.9704-6746 - plantão 24 horas).

CALENDÁRIO E PONTOS PARA REALIZAÇÃO DA VACINAÇÃO

MES DE AGOSTO

DIAS 14 e 15  - BAIRRO VILA DAS FLORES - SALÃO DE CONVIVÊNCIA "JOAO MARCELO"

DIAS 16 e 17  - BAIRRO CENTRO - SALÃO CENTRO DE CONVIVENCIA DO IDOSO CCI

DIAS 20 e 21  - JARDIM SANTA LÚCIA - ESTAÇÃO CRIANÇA

DIAS 22 e 23  - CONJUNTO HABITACIONAL CLAUDIO MOURA SAN MIGUEL - TERRENO P´ROXIMO AO RESERVATÓRIO DE ÁGUA (RUA EPANIMONDAS PEREIRA)

DIA 24  - BAIRRO VILA DAS FLORES - SALÃO DE CONVIVÊNCIA "JOAO MARCELO"

DIAS 27 e 28 - BAIRRO CENTRO - SALÃO CENTRO DE CONVIVENCIA DO IDOSO CCI

DIAS 29 e 30  - JARDIM SANTA LÚCIA - ESTAÇÃO CRIANÇA

DIA 31 - CONJUNTO HABITACIONAL CLAUDIO MOURA SAN MIGUEL - TERRENO P´ROXIMO AO RESERVATÓRIO DE ÁGUA (RUA EPANIMONDAS PEREIRA)

Informação Importante!

O Centro de Controle de Zoonozes de Lavínia realiza a vacinação nas residências, busque a informação de data pelos telefones: (18) 3698-1284 – UBS, falar no setor de Vigilância ou com Marina, ou no telefone de plantão do CCZ (18) 9.9704-6746.

Fonte: Departamento Municipal de Saúde - CCZ