16 MAR 2020
NOTA URGENTE – MEDIDAS DA PREFEITURA DE LAVÍNIA EM PREVENÇÃO AO CORONAVÍRUS
– MEDIDAS DA PREFEITURA DE LAVÍNIA EM PREVENÇÃO AO CORONAVÍRUS

NOTA URGENTE – MEDIDAS DA PREFEITURA DE LAVÍNIA EM PREVENÇÃO AO CORONAVÍRUS

O Prefeito de Lavínia Clóvis Izidio, junto dos diretores e coordenadores municipais, definiram neste dia 16 de março, conforme orientações e diretrizes dos governos federal e estadual, as medidas a serem tomadas nos próximos dias como prevenção ao COVID-19, popularmente conhecido como coronavírus.

Na educação, as aulas da rede municipal de ensino estão suspensas por tempo indeterminado, não sendo computadas faltas aos alunos que se ausentarem. Essa medida busca ajudar pais e responsáveis a se organizar e providenciar local seguro para as crianças e adolescentes. A recomendação é que alunos com sintomas de gripe não sejam encaminhados às escolas e não sejam deixados com avós ou idosos.

A creche municipal estará aberta para pais ou responsáveis que não tiverem onde deixar seus filhos durante esta semana. A partir do dia 23 a mesma também estará fechada.

Na saúde, as Unidades Básicas de Saúde intensificaram as ações de orientação e prevenção da doença em todos os setores da prefeitura.

Para tratar de pacientes com suspeita de contaminação com o coronavírus, o Departamento de Saúde seguirá os procedimentos e normas do Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde, estando os servidores recebendo orientações para agir nestes casos.

Quanto aos demais setores como social, esporte, cultura, inclusive saúde, que oferecem serviços com grande aglomerado de pessoas, as atividades encontram-se suspensas por tempo indeterminado. Caso participe ou conheça alguém que faça parte dos serviços oferecidos por estes setores, a recomendação é buscar informação diretamente com dos diretores das pastas. Para tanto, o telefone dos Departamentos de Cultura e Esporte é 3698-1797, e do Departamento Social é 3698-1622.

É importante lembrar que as medidas tomadas pela administração municipal podem mudar a qualquer momento.

SINTOMAS E ONDE IR

Os sintomas mais comuns do coronavírus são febre acima de 37 °C, tosse seca ou com secreção, dores no corpo, inflamação na garganta e congestionamento nasal.

Quem apresentar sintomas semelhantes a esses deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência munido de documentos pessoais.

Mais informações podem ser obtidas em 3698-1774 ou 3698-1773.