20 JUL 2021
SERVIÇOS PÚBLICOS
Chegou a hora de devolver as embalagens vazias de agroquímicos
A Prefeitura Municipal de Lavínia, por intermédio dos Departamentos de Meio Ambiente e Assuntos Agropecuários em parceria com as Prefeituras Municipais de Valparaíso, Bento de Abreu e Rubiácea, AFCOP, Agroata e Usinas de Açúcar e Álcool Da Mata e Raízen divulgam o calendário da devolução de embalagens vazias de agrotóxicos para o ano de 2021.

Todo produtor rural que faz uso de defensivos agrícolas (agrotóxicos) tem a obrigação de devolver as embalagens vazias desses produtos nas unidades do Sistema Campo Limpo, como é chamado o programa de logística reversa. O volume recebido pelo sistema é encaminhado para reciclagem e pode voltar à industria em forma de novos galões plásticos. Entregar as embalagens para terceiros ou mantê-las na propriedade após o período de um ano da data que consta da nota fiscal de venda é crime e gera multa.

Para realizar a entrega da maneira correta, é preciso seguir algumas etapas. Após o uso dos agrotóxicos, os produtores rurais precisam lavar as embalagens com o processo de tríplice lavagem. Confira, no site do inpEV, como realizar esses tipos de lavagem. (https://inpev.org.br/logistica-reversa/passo-a-passo-destinacao/)

Em seguida, as embalagens precisam ser inutilizadas. Após tomar essas medidas, o produtor tem um ano para entregá-las no posto de recebimento do munícipio é necessário ficar atento ao calendário de coleta, pois apenas nos dias programados será possível realizar a devolução das embalagens que devem estar acompanhadas de suas tampas.

Para validar a entrega das embalagens junto aos postos de coleta e receber o certificado de devolução o produtor terá que ter em mãos o CNPJ de produtor rural, inscrição estadual e CPF além de quantificar o número de embalagens a ser entregue ou pesa-las previamente em bags, em casos de grande quantidade.

Mais informações podem ser obtidas junto ao Departamento de Meio Ambiente (Casa de Agricultura) ou através do telefone (18) 3698-1399.

Calendário de Coleta:
Data: 28.07.2021
Horário: 08h00 às 11h00 - 13h30 15h30
Local: Casa da Agricultura de Lavínia - Rua Redentore Gonfiantini, 440 - Centro

Para quem perder a coleta no Município de Lavínia no dia seguinte à coleta será realizada uma nova coleta em Valparaíso.
Data: 29.07.2021
Local: Recinto de Festas do Município de Valparaíso/SP