17 AGO 2021
A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil- COMPDEC alerta quanto ao risco de incêndios florestais

O período de estiagem é marcado pela falta de chuvas, pela baixa umidade relativa do ar e pelas altas temperaturas, que contribuem para focos de incêndios. O fogo não controlado em floresta ou em qualquer forma de vegetação, em áreas naturais ou rurais, recebe o nome de incêndio florestal.
Estes eventos prejudicam a vegetação, causam a morte de animais silvestres, aumentam a poluição do ar, diminuem a fertilidade do solo, além de oferecerem riscos de queimaduras, acidentes com vítimas e causarem problemas de saúde na população. A maior parte dos incêndios florestais são decorrentes de ação antrópica (causados pelo homem de maneira acidental ou intencional). O descuido humano ou a negligência são fatores que aumentam a probabilidade de ocorrências de eventos de fogo sem controle. Nas áreas rurais é necessário que os produtores estejam prontos e realizem ações preventivas como a execução de aceiros (limpeza de uma parte do terreno para evitar que um incêndio se propague) em torno de estradas, matas e construções dentro de sua propriedade.

No estado de São Paulo a ocorrência de incêndios florestais é mais constante entre os meses de junho a outubro é importante que toda população fique atenta e contribua nas ações de prevenção e fiscalização, não queime lixo e não deixe que outras pessoas façam o mesmo! A queima urbana é uma prática proibida por diversas leis, a qual o infrator pode responder a processo judicial, sujeito a multa e prisão.

Atendimento de combate ao fogo:
Corpo de Bombeiros: 193
WhatsApp: (18) 99624-2661
Em área rural também contamos com o Plano de Auxílio Mútuo das brigadas de incêndio das usinas sucroenergéticas:
Raízen (Mundial): 3701-9324
Da Mata: 3401-7004

Denúncia contra queimadas irregulares em:

Área urbana
Vigilância Sanitária: 3698-1284