Departamento de Meio Ambiente realiza palestras sobre Gestão de Resíduos Sólidos e Coleta Seletiva nas Escolas do Município.
A prefeitura de Lavínia através do Departamento Municipal de Agricultura e Meio Ambiente está realizando palestras sobre "Gestão de Resíduos Sólidos e Coleta Seletiva" na EMEF Joaquim Franco de Mello e E.E. Padre Cesare Toppino.
A palestra realizada pelo Engenheiro Ambiental Renato Gonfiantini e pelo Agrônomo Gilberto Massami recebeu o apoio da Usina Sucroenergética DaMata que distribuiu brindes para os alunos participantes e contou com a participação da Bióloga Maria Olivia Figueiroa.
Na oportunidade, as crianças puderam aprender noções básicas sobre a coleta, reciclagem e destinação ambientalmente adequada de resíduos sólidos, poluição e meio ambiente. No final, cada uma recebeu um panfleto informativo sobre o projeto, para incentivarem os seus pais a fazerem a separação do lixo em suas casas.
Todo o resíduo doméstico coletado no município recebe duas destinações distintas, a coleta de lixo doméstico comum vai para o aterro sanitário municipal e os resíduos secos vão para a coleta seletiva, onde é realizada a triagem do material reciclável e posteriormente comercializado para as industrias recicladoras;
O rejeito vai para o aterro sanitário.
Uma atitude simples em somente separar o lixo reciclável (seco) do lixo orgânico (úmido) contribui para o aumentar vida útil do aterro sanitário e diminuirá a extração de recursos naturais, pois com a reciclagem aquele material volta para o processo produtivo.
A separação dos resíduos devem acontecer, principalmente, na fonte geradora ( casas, escolas, locais de trabalho...) e depois entregues para a coleta seletiva. É um hábito simples de ser mudado e traz muitos benefícios tanto ambientais quanto para a saúde humana.
A prefeitura de Lavínia implantou a coleta seletiva no município, atendendo a todos os bairros urbanos, buscando melhorar a qualidade de vida da população e melhorar seus indicadores ambientais.